quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Kaspersky Lab está desenvolvendo um sistema operacional próprio

Nova plataforma terá como objetivo principal fornecer proteção para sistemas de controle industrial.

Kaspersky Lab está desenvolvendo um sistema operacional próprio 

(Fonte da imagem: Reprodução/Nota Bene)

O Kaspersky Lab anunciou na última terça-feira (16) que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema operacional próprio. Porém, em vez de tentar competir com o Windows, OS X ou Linux, o novo software terá como único objetivo proteger de forma eficiente sistemas de controle industrial.
 A novidade deverá fornecer proteção para plantas de transporte, utilidades de infraestrutura, sistemas de comunicação e outras aplicações que envolvam informações confidenciais ou potencialmente perigosas. Segundo a empresa, sua intenção é impedir que pessoas abusem da fragilidades dos sistemas existentes atualmente para provocar alguma espécie de dano.

Sistema blindado

Como exemplo, a Kaspersky cita o caso de um australiano que hackeou o sistema de controle de esgotos de Queensland após ter sido rejeitado em uma entrevista de trabalho, liberando uma verdadeira enchente na cidade. O objetivo da companhia é consertar as vulnerabilidades presentes nessa e em outras infraestruturas essenciais para o funcionamento das sociedades modernas.

Kaspersky Lab está desenvolvendo um sistema operacional próprio 

(Fonte da imagem: Reprodução/Nota Bene)

O anúncio feito pela organização também esclarece que o novo sistema operacional não poderá ser usado para jogos, tampouco para “tagarelar em redes sociais”. A novidade deve impedir a execução de qualquer espécie de código que não pertença à própria plataforma, evitando assim a instalação de malwares ou invasões.
Até o momento, não foi definida uma data para o lançamento do novo produto, e tudo que se sabe é que a Kaspersky já está conversando com algumas empresas para iniciar os testes do software. Segundo a fabricante de antivírus, a nova plataforma vai estar disponível aos consumidores “quando estiver pronta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário