sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Google Chrome cai no ranking de pesquisas como punição pelo flood

Navegador ficará rebaixado em mais de 50 posições pelos próximos dois meses.

Parece que quando se trata de manter as regras do motor de busca da Google, nenhuma empresa está a salvo, nem ela mesma. Depois da enorme gafe causada pela Unruly Media que, na tentativa de promover o Chrome, causou um enorme flood nos resultados do site, a empresa de Mountain View decidiu punir a página do próprio navegador severamente.
De acordo com uma declaração feita ao site Search Engine Land, o Google Chrome terá sua página rebaixada no PageRank por um período mínimo de 60 dias, o que a deixou várias posições para trás.
E “várias”, nesse caso, são dezenas: atualmente, se você pesquisar por um termo mais genérico, como “browser” – que normalmente mostraria o navegador na primeira posição – verá que a página em português do Chrome está variando entre a 50.ª e a 70.ª colocação.
Mesmo assim, quem estiver atrás do navegador e não tiver interesse em sair buscando pelo link certo pode ficar tranquilo. A queda de ranking foi grande, mas não a ponto de tirá-lo do topo no caso de uma busca específica, como “Google Chrome”.

Sem exceções

Muitos podem achar a atitude tomada pela empresa como excessivamente drástica por culpa de um erro tão simples, mas a Google vê a situação de forma diferente.
Em sua declaração, ela também explicou que, embora a campanha não tenha sido autorizada e o problema já tenha sido corrigido, eles acreditam que “a Google deve se manter em um padrão mais alto”. E por esse motivo, foram necessárias medidas mais rigorosas do que teriam sido aplicadas contra um site comum.
Vendo dessa forma, a punição ganha muito mais sentido. Afinal de contas, como a Google poderia esperar que outras empresas tentassem seguir as regras se nem ela mesma o fizesse? Isso também serve para tranquilizar as companhias, que não precisam temer penalidades tão grandes para o caso de uma gafe semelhante.

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