terça-feira, 3 de abril de 2012

A telepresença começa a tomar forma


Sistema de videoconferência projetado por laboratório da NTT reproduz movimentos da cabeça dos conferencistas em todas as salas em que a conversa está sendo recriada.


Se depender do MM-Space, um sistema que está sendo desenvolvido por um laboratório da NTT, as videoconferências se tornarão muito mais interativas, permitindo que as pessoas envolvidas na conversa pareçam estar de frente umas para as outras mesmo estando distantes.
De acordo com o site DigInfo TV, esse sistema registra os rostos e as vozes dos locutores, mapeando o espaço em que cada um está. Em seguida, a tecnologia transmite e reproduz os ruídos e movimentos capturados nos diversos locais em que a discussão está sendo recriada, com as mesmas proporções.
Isso é possível graças à utilização de projetores, telas e alto-falantes instalados de acordo com a posição de cada participante. Sem dúvida, o grande destaque do MM-Space é o display capaz de reproduzir os movimentos dos conferencistas feitos com a cabeça.
O tripé que suporta a tela conta com um mecanismo mecanicamente controlado e sincronizado com o sistema que identifica os rostos das pessoas. Dessa forma, quando um participante move a cabeça para a direita, por exemplo, todos os displays que o representam para os demais conferencistas também executarão esse mesmo movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário