quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Robôs tentam quebrar a marca de maior viagem não tripulada da história


Conhecidos como Wave Gliders, os quatro robôs irão atravessar o Oceano Pacífico capturando diversos dados sobre o ambiente.


No dia 17 de novembro, na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, a empresa Liquid Robotics lançou quatro robôs oceânicos não tripulados que devem marcar o novo recorde de viagem feita por um veículo sem humanos, atravessando todo o Oceano Pacífico.
O propósito dessa viagem é o de aumentar o conhecimento científico sobre o oceano, coletando e transmitindo diversos dados sobre a jornada que deverá durar pelo período de um ano. Os Wave Gliders (como foram batizados) trarão informações sobre a salinidade da água, temperatura, ondas, meteorologia e oxigênio.


Wi-Fi pode acabar com a raça humana

Estudo revela que sinais de rede sem fio podem matar ou mutilar espermatozoides.


Um estudo desenvolvido por cientistas argentinos revelou que a utilização da tecnologia Wi-Fi em notebooks pode afetar a capacidade de reprodução dos homens, se usados próximos dos órgãos reprodutores. De acordo com a pesquisa, liderada por Conrado Avendaño, do Nascentis Medicina Reproductiva, em Córdoba, os sinais da rede sem fio são capazes de matar ou mutilar os espermatozoides.
Segundo a Reuters, A pesquisa consistiu em deixar uma quantidade de esperma muito próxima a um laptop conectado a uma rede Wi-Fi. Após quatro horas, 25% dos espermatozoides pararam de se movimentar e 9% apresentaram danos em sua estrutura de DNA.
Em contrapartida, em uma mesma quantia de sêmen mantido na mesma temperatura, porém longe do computador portátil, os índices de mortalidade e problemas na estrutura genérica dos espermatozoides não passaram de 14% e 3%, respectivamente.
O pesquisador acredita que a radiação eletromagnética das redes Wi-Fi é a culpada pela diminuição da qualidade do esperma. "Nossos dados sugerem que o uso de um laptop com conexão sem fio posicionado perto os órgãos reprodutores masculinos pode diminuir a qualidade do esperma humano", afirma Avendaño.

Mascar chiclete deixa você mais inteligente

Hábito é mais eficiente do que a cafeína, mas tem menor durabilidade, aponta estudo.

 
 (Fonte da imagem: Deck the Holidays)

Você sabia que o hábito de mascar chiclete pode deixar você mais inteligente? Pelo menos essa é a conclusão de um estudo realizado por uma equipe de psicólogos da Universidade St. Lawrence, nos Estados Unidos.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores realizaram testes com 159 estudantes, dividindo-os em dois grupos: metade deles mascou chiclete antes de fazer alguns testes de raciocínio lógico e cognição; a outra metade não.
Curiosamente, aqueles que mascaram chiclete antes das provas se saíram melhor do que os demais. Os chicletes utilizados eram de dois tipos, com e sem açúcar, de forma que a substância não parece ter interferência direta na pesquisa.
Apesar dos bons resultados, outra constatação da análise é que o efeito do chiclete no organismo dura pouco, aproximadamente 20 minutos. Os cientistas ainda não sabem dizer por que a goma de mascar interfere no desempenho.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Catástrofes em escala global e dizimação da raça humana seriam algumas das consequências mais brutais.
Dia e noite, inverno e verão. As diferenças entre as estações e períodos do dia são possíveis graças a dois movimentos dos quais ouvimos falar lá nos tempos de escola: rotação e translação. Você pode não se lembrar com muitos detalhes, mas eles são essenciais para que a vida na Terra seja garantida.

 
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Mas será que eles são tão importantes assim? O Tecmundo traz a resposta neste artigo, criado para mostrar tudo o que aconteceria com o planeta caso algum dia os movimentos fossem simplesmente interrompidos. Você está preparado para saber das catástrofes? Então pegue seus casacos, suas roupas de banho e seus capacetes. Não entendeu? Isso já vai mudar.

Desaceleração do planeta

Caso a Terra parasse de girar, provavelmente o processo seria realizado de maneira gradativa. Por essa razão, demoraria um pouco até que percebêssemos a desaceleração. Os primeiros sintomas a serem percebidos seriam os prolongamentos de dias e noites. De pouco em pouco, os períodos de luz e escuridão começariam a ser cada vez maiores, até que o planeta parasse totalmente.
Quando isso acontecesse, os dias e noites não seriam mais controlados pelo movimento de rotação da Terra (o que faz o planeta girar sobre seu próprio eixo), mas sim pelo da translação (movimentação orbital, em torno do Sol). Isso significaria que dias e noites teriam cerca de 6 meses cada, de forma parecida com o que atualmente ocorre nos polos.

Em caso de uma freada brusca

Havendo uma paralisação mais brusca, em que a Terra realmente parasse de uma hora para outra, os danos causados ao planeta não seriam apenas percebidos em longo prazo. Como a velocidade de rotação é de cerca de 900 km/h, uma “freada” faria com que o planeta inteiro fosse jogado para frente.
Imagine um carro percorrendo uma linha reta a 60 km/h e parando de repente. Os passageiros seriam jogados para frente, não é mesmo? O mesmo aconteceria com a Terra, mas em vez de apenas as pessoas serem lançadas, prédios e outras construções seriam derrubados, causando destruição por todos os lugares.

 (Fonte da imagem: Reprodução/Gabriel - Flickr)

Da mesma maneira que acontece com os terremotos, a destruição gerada por esse tipo de desastre iria muito além dos desabamentos. Ondas gigantes, incêndios e seus respectivos efeitos colaterais poderiam ser vistos em escala global.

Dias e noites polares

Como já dissemos, os dias e noites seriam controlados pelas voltas da Terra em torno do Sol, fazendo com que só anoitecesse uma vez por ano. O mesmo aconteceria com as manhãs, que demorariam 12 meses para se repetirem. Com cada período durando seis meses, você já deve imaginar o que aconteceria com vegetações e animais.

Luz ou escuridão: escolha a sua morte

Os ecossistemas existentes nos continentes são muito diferentes dos presentes nos polos. Por essa razão, não seria possível garantir a sobrevivência das espécies que, hoje, habitam por aqui. Com seis meses de luz e seis meses de escuridão, o planeta Terra veria o fim de todas as espécies animais e vegetais (com raras exceções das fossas abissais), por excesso de calor ou de frio.
Você pode estar se perguntando: “Mas como existem animais nas regiões polares?”. A resposta é simples: angulação. Os raios solares incidem nos polos com muito menos potência do que os que atingem zonas tropicais, por exemplo. Imagine como seria passar 180 dias com o sol do meio-dia na cabeça. Muito pior do que o sol das seis da tarde, não?

 

Queimadas constantes fariam com que as florestas fossem destruídas, assim como plantações e outros tipos de cultura vegetal. Com isso, a alimentação dos seres humanos e também a produção de rações seriam afetadas completamente. Nós não poderíamos comer vegetais (pela inexistência num primeiro momento) e nem animais (que também acabariam sucumbindo à fome).
Do outro lado do planeta, na escuridão, os problemas também seriam relacionados à alimentação. Sem luz, vegetais não poderiam se desenvolver e as consequências seriam as mesmas: animais desnutridos e humanos sem comida de nenhum tipo.

O fim da raça humana?

Alguém sobreviveria se a Terra parasse de girar? Segundo a NASA, as pessoas que vivem nos polos do planeta seriam “poupadas pelo apocalipse”, pois para elas os dias continuariam sendo iguais. Apenas seriam afetadas pela já explicada “freada brusca”, que poderia fazer com que as geleiras se desprendessem, por exemplo.

Para muitos, seria o Apocalipse. (O Apocalipse; Pintado por Matthias Gerung)

Com exceção das populações polares e seus respectivos animais, vegetais e algas, pouca vida sobraria no planeta. Aos poucos, a inanição seria responsável pelo aniquilamento da raça humana. E se muitas pessoas tentassem fugir para os polos, os ecossistemas seriam desequilibrados, o que causaria ainda mais problemas para o planeta.

Isso já está acontecendo

Há diversas teorias que apontam para a influência das marés na desaceleração da rotação da Terra. Segundo muitos físicos (como mostra o site do Instituto Newton de Ciências, dos EUA), a cada 100 anos a Terra perde velocidade suficiente para que os dias fiquem meio segundo mais longos.
Isso significa que, até os dias ficarem uma hora mais longos, será necessário que a Terra passe por mais 120 mil anos. Como você pode perceber, o processo está acontecendo de uma maneira muito lenta.
.....
Lembre-se: todas as informações mostradas neste texto são baseadas em artigos científicos. Mesmo sabendo de todas as possíveis consequências, pesquisadores especializados afirmam também que uma parada repentina do planeta é praticamente impossível.

Vírus feito em laboratório pode dizimar metade da humanidade

Pesquisadores desenvolveram nova versão do vírus da gripe aviária H5N1 que é mortal e facilmente transmissível.

Imagem do atual vírus H5N1 (Fonte da imagem: Daily Mail / Reuters)

Algumas pequenas alterações. Isso é tudo que foi necessário para que um grupo de pesquisadores holandeses transformasse o vírus H5N1 (conhecido como causador da gripe do frango ou gripe aviária) em algo que pode potencialmente acabar com metade da civilização como a conhecemos. Já haviam rumores sobre a pesquisa, como noticiado aqui mesmo no Tecmundo, mas agora os resultados finalmente serão divulgados.
De acordo com a revista especializada Science Insider, a nova variação do vírus é facilmente transmissível entre furões, que são animais que reagem de uma forma parecida à dos humanos em relação a gripe. A revista ainda afirma que outros estudos paralelos alcançaram os mesmos resultados nos Estados Unidos e em Tóquio.
Embora essa descoberta possa ser um grande passo no controle da transmissibilidade dos vírus, outros cientistas estão demonstrando suas preocupações com a chamada “pesquisa dupla”. Isso porque os resultados podem ser utilizados tanto para o bem, quanto para criação de armas biológicas e ataques terroristas caso as informações acabem vazando.

 
(Fonte da imagem: Daily Mail / Reuters)

O vírus H5N1 sempre afetou os pássaros, mas nos últimos 10 anos passou a aparecer entre os humanos. Foram em torno de 600 casos diagnosticados, com mais de 500 mortes no mundo todo. A razão de que o vírus não se tornou comum é que ele não é transmissível entre humanos pelas vias aéreas. Ou ao menos não era, pois essa nova versão da ameaça proporciona justamente isso.
Em defesa ao projeto, o virologista holandês Ron Fouchier acredita que a publicação dos resultados ajudará a comunidade científica a estar preparada para o caso de ocorrer uma pandemia de H5N1. Por outro lado, não publicar irá deixar todos no escuro sobre como reagir ao problema.
Só nos resta esperar que esse vírus não caia nas mãos erradas, como foi o caso do anthrax (que aliás é muito menos perigoso que essa nova versão do H5N1).

Nokia celebra lançamento do Lumia 800 com show 4D de proporções épicas

Usando o que há de mais moderno em projeção de imagens, a Nokia transformou um prédio de 120 metros de altura em um grande telão.


A Nokia celebrou ontem o lançamento do seu primeiro Windows Phone, o Lumia 800, com um sensacional show em 4D que usou o que há de mais avançado em projeção de imagens, junto com a música do dj e produtor deadmau5. Toda a região de Millbank foi deixada as escuras em Londres e a Millbank Tower atuou como painel para um espetáculo nunca antes visto.
O prédio de possui 120 metros de altura e suas 800 janelas giraram, quebraram e foram transformadas completamente em um show inédito, de escalas nunca antes vistas. O dj tocou duas músicas que compôs especialmente para o evento e que foi transmitido ao vivo pela página da Nokia UK no Facebook.
O evento foi gratuito para todos os espectadores, que puderam acompanhar 30 minutos da performance de deadmau5. Já alguns VIPs tiveram a chance continuar a festa em um clube em Londres.
O Lumia 800 está a venda faz alguns dias na Inglaterra e, embora as operadores estejam otimistas com o aparelho, ainda não foram divulgados dados reais sobre a demanda do público. De qualquer maneira, a Nokia espera ampliar ainda mais as vendas com um evento de alto nível como esse.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bit9 divulga os 13 smartphones mais vulneráveis de 2011

Dispositivos com sistema operacional Android dominam a lista. Popularidade e falta de atualizações são principais responsáveis pelo interesse dos hackers
 
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony Ericsson)

A empresa especializa em segurança da internet Bit9 divulgou esta sexta-feira (25 de novembro) sua lista anual dos smartphones mais vulneráveis do mercado. Mais do que focar em aplicativos específicos, a empresa levou em consideração tanto a popularidade do aparelho quanto a versão do sistema operacional de cada um.
Confira abaixo a lista formulada pela empresa:
  • 13 – iPhone 4 (e modelos anteriores);
  • 12 – HTC Evo 4G;
  • 11 – Motorola Droid 2;
  • 10 – LG Optimus One;
  • 9 – Motorola Droid X;
  • 8 – Samsung Galaxy S;
  • 7 – LG Optimus S;
  • 6 – Samsung Epic 4G;
  • 5 – HTC Wildfire;
  • 4 – Sanyo Zio;
  • 3 – Sony Ericsson Xperia X10;
  • 2 – HTC Desire;
  • 1 – Samsung Galaxy Mini
Android sob ameaça
O Android se destacou por ser o sistema operacional preferencial mais suscetível a ataques. Segundo a empresa, isso se deve ao fato de “56% dos telefones Android disponíveis atualmente possuem softwares desatualizados e inseguros”. Os principais culpados seriam os fabricantes, que demoram a enviar atualizações e muitas vezes preferem lançar um smartphone do que dar suporte àqueles já disponíveis no mercado.
O fato se torna muito preocupante quando se leva em conta que o sistema operacional possui a liderança no segmento de smartphones. Segundo a Google, mais de 200 milhões de dispositivos Android já foram ativados em todo o mundo. A grande diversidade de versões e a popularidade do produto são os principais responsáveis pelos quais os hackers veem interesse em explorar suas brechas de segurança.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cérebro de psicopatas é deformado para evitar medo ou culpa

Estudo aponta que psicopatas não são apenas mentalmente diferentes e que há características físicas que podem comprovar a patologia.
 
(Fonte da imagem: Dailymail)
Psicopatas são antissociais, cautelosos e, em alguns casos, violentos. Eles são também incapazes de sentir medo ou culpa. As características anteriores não são suficientes para definir se uma pessoa apresenta sintomas de psicopatia ou não, entretanto os indícios são encontrados na maioria das pessoas diagnosticadas com o problema.
Um novo estudo conduzido por um pesquisador norte-americano revelou que há características físicas no cérebro capazes de identificar uma predisposição a comportamentos como esses.
Analisando tomografias computadorizadas de cerca de 40 prisioneiros, os pesquisadores chegaram à conclusão que o cérebro dos condenados não têm certas ligações em áreas responsáveis por sentimentos como medo ou culpa.
De acordo com o professor Michael Koenigs, autor do estudo, esse é o primeiro trabalho que mostra claramente diferenças funcionais na estrutura do cérebro de indivíduos diagnosticados com psicopatia. Com isso, ao menos em tese, é possível prevenir comportamentos do gênero caso os pacientes sejam diagnosticados com antecedência.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

5 invenções que contrariam as Leis da Física

Líquido que reage ao magnetismo, fluido que se torna sólido e até transistores elásticos. Confira cinco materiais que parecem ter saído dos filmes de ficção científica
Já existem muitas notícias sobre os “wearable computers”, ou seja, gadgets ou computadores que podem ser usados como acessórios de moda ou peças de roupa. O Tecmundo já publicou, inclusive, uma galeria sobre esse assunto.
Mas pesquisadores japoneses resolveram levar esse conceito a um patamar muito maior. A “malha” exibida acima é, na verdade, um material elástico feito com nanotubos de carbono e capaz de conduzir energia elétrica por meio de transistores. Com ela seria possível construir máquinas completamente flexíveis, a ponto de serem esticadas até dobrarem de tamanho e voltarem ao normal sem que fossem danificadas.

Alumínio transparente


Latas de refrigerante ficariam mais bonitas com alumínio transparente (Fonte da imagem: Dornob)

Imagine um material resistente como o aço e transparente como o vidro. Impossível? Não mais. Apesar de a ideia ter origem em um dos filmes de Jornada nas Estrelas, o alumínio transparente já é um produto real e, além disso, muito desejado pela indústria militar.
Em um mundo cada vez mais preocupado com a segurança, a existência de um alumínio transparente favorece o aparecimento de janelas mais resistentes a tiros ou grandes impactos, ideais para automóveis e aviões.

Ferrofluido


Imagine um líquido que pode reagir a campos magnéticos. Bizarro, não? Mas isso existe e tem o nome de “ferrofluido” ou “fluido magnético”. Graças às nanopartículas ferromagnéticas de hematita ou magnetita, esse material pode interagir com ímãs e assumir formas muito curiosas, como pode ser constatado no vídeo acima.
As aplicações do ferrofluido são bem variadas. Capaz de ser usada como redutora de atrito, a substância se torna muito conveniente para a engenharia mecânica. Além disso, a NASA tem estudado o uso do fluido magnético como base de um sistema de altitude para suas aeronaves. Ainda, como se não bastasse, a medicina pode usar o líquido como contraste em exames de ressonância magnética, ajudando, inclusive, na detecção de câncer.

Aerogel

Aerogel, um dos materiais mais leves e menos densos do mundo (Fonte da imagem: NASA - JPL)  Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/11504-aerogel-material-leve-como-o-ar-e-forte-como-o-aco.htm#ixzz1dQuI3CPo

Aerogel, um dos materiais mais leves e menos densos do mundo (Fonte da imagem: NASA - JPL)
Esse é o preferido da galera do Tecmundo. Já publicamos um artigo sobre ele, mas caso você não se lembre, o aerogel é um material leve como o ar, mas resistente como o aço. Além disso, a aparência desse material é tão futurista quanto à do ferrofluido.
Existem diversos usos práticos para o aerogel. A NASA, por exemplo, já usou o material para capturar partículas de poeira espacial, e o sólido serve como um ótimo isolante térmico, chegando a ser 39 vezes mais eficaz do que a melhor fibra de vidro térmica que existe atualmente.

Fluido não newtoniano


Grosso modo, podemos dizer que um fluido é considerado não newtoniano quando não tem uma viscosidade bem definida e pode se solidificar ao ser submetido a uma tensão. Um bom exemplo são aquelas piscinas cheias de água e amido de milho, usadas em alguns programas de auditório da televisão. Ao pisar fortemente sobre o líquido, ele se solidifica momentaneamente e o participante consegue correr sobre a “água”.
A indústria militar pretende usar esse tipo de comportamento em trajes de combates. A ideia é que a roupa especial seja suave e confortável durante a maior parte do tempo, mas que se enrijeça rapidamente ao receber o impacto de uma bala disparada pelo inimigo.
Pensando melhor, essa talvez seja uma boa ideia até mesmo para as vestimentas civis. Dessa forma, as pessoas ficar mais seguras e, ao mesmo tempo, continuar na moda.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Internet Explorer 10 terá correção ortográfica para portuquês

Novidade foi apresentada no blog oficial dos desenvolvedores e mostra que a Microsoft está correndo atrás do tempo perdido.

 
 


Já faz algum tempo que os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome oferecem um corretor ortográfico automático para os usuários. Agora, o Internet Explorer se junta à dupla para disponibilizar o mesmo. O recurso só deve chegar com o Windows 8, mas traz boas expectativas para os apaixonados pelo software.
O primeiro recurso relacionado ao sistema ortográfico é a autocorreção, que se aplica sempre que o usuário digitar alguma palavra não reconhecida pelo dicionário – e houver uma que possa ser utilizada no lugar. Caso queira que o IE pare de corrigir determinados termos, bastará clicar com o botão direito sobre ele e então selecionar “Parar de corrigir ‘termo’”.

 


Em seu blog oficial, a equipe de desenvolvimento do IE 10 mostrou que está preocupada com o público do Brasil. Nas opções de idioma, o português brasileiro será aplicado e deve permitir que os usuários digitem seus textos sem erros. 

Linha Series 7 da Samsung pode vir com Windows 8

Segundo gerente de vendas e marketing da fabricante sul-coreana, notebooks devem chegar às lojas no segundo semestre de 2012.

 

 (Fonte da imagem: Samsung)

Ainda que a Microsoft não tenha anunciado uma data exata para a chegada do Windows 8, alguns rumores surgem na internet para deixar os fãs do sistema operacional ainda mais ansiosos. Desta vez, o boato surgiu após a Samsung afirmar que sua nova linha de notebooks já virá com o sistema pré-instalado.
Em uma entrevista concedida ao site Bloomberg, o gerente de vendas e marketing da fabricante sul-coreana, Uhm Kyu Ho, afirmou que o plano é fazer com que os modelos da Series 7 de laptops da companhia cheguem às lojas na segunda metade de 2012.
Contudo, para quem espera ter uma dessas máquinas em casa em breve, uma triste notícia. Segundo a Samsung, esses computadores são voltados principalmente para os usuários mais corporativos, ainda que os preços cobrados não sejam tão altos quanto se espera.

Projeto dá expressões faciais a robôs

Mask-bot usa projetor para criar imagem de rosto humano em objetos inanimados. Tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores do Japão e Alemanha.

 

(Fonte da imagem: GizMag)

Uma parceria entre pesquisadores alemães e japoneses fez o que muita gente achava ser impossível: eles conseguiram fazer com que robôs reproduzissem expressões faciais humanas – ou quase isso. Como pode ser visto acima, o projeto Mask-bot usa um projetor para fazer com que objetos inanimados tenham aquilo que o ser humano tem de mais especial.
A partir de uma máscara com o formato de um rosto, o aparelho projeta a imagem de uma face, permitindo um nível de realismo impressionante. Com a ajuda de um aplicativo desenvolvido especialmente para isso, o Mask-bot consegue responder a alguns estímulos, ainda que limitados.
Por ser uma tecnologia em estado inicial, podemos imaginar que, em um futuro próximo, ela seja aplicada em outros tipos de robôs, nos aproximando daquilo que estamos habituados a ver nos vários filmes de ficção científica. Será o início da Skynet?

Camiseta tras tecido especial para limpeza de telas

Material foi desenvolvido por empresa japonesa para evitar riscos em touschscreen e lentes de óculos.

 

Uma fabricante de roupas japonesa fez aquilo que é o sonho de todos que temem riscar seus gadgets ao remover eventuais sujeiras. Para evitar que esse tipo de limpeza descuidada piore a situação da tela, a empresa fift lançou uma linha de camisetas que usa um tecido desenvolvido especialmente para isso.
Batizada de Wipe T-Shirt (camiseta de limpeza, em uma tradução livre), a roupa possui áreas feitas com um material próprio para ser usado com segurança em materiais mais sensíveis, evitando qualquer risco ou outro dano mais sério. Ela ainda pode ser usada em diferentes tipos de óculos e em lentes de câmeras fotográficas.
Segundo a empresa, o visual adotado também possui um viés tecnológico. De acordo com ela, as faixas horizontais servem como uma referência ao símbolo universal do Wi-Fi.
Ainda sem planos de trazer seu produto para o Brasil, a fift anunciou que a camisa custará US$ 89 no mercado internacional – ou seja, cerca de R$ 160 na cotação atual.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Academia Americana de Games divulga resultado do Game da Década

E o grande vencedor é...


 A Academia Nacional de Testadores de Video Game dos EUA (NAVGTR), uma organização não-governamental sem fins lucrativos, elegeu em seu site os melhores jogos da década. A eleição abrangeu títulos lançados entre o ano de 2001 até 2009 e contou com várias categorias de premiados.


O grande vencedor de “Jogo da Década” foi o aclamado Shadow of the Colossus, que ganhou um páreo duríssimo contra outros grandes nomes do mercado de games. As listas de premiações podem ser encontradas integralmente no site da NAVGTR mas confira os principais ganhadores:
  • Jogo da Década: Shadow of the Colossus
  • Melhor Animação da Década: Okami
  • Direção de Arte da Década: Okami
  • Melhor Direção de Câmeras da Década: Uncharted 2: Among Thieves
  • Melhor Design de Personagens da Década: Shadow of the Colossus
  • Melhor Design de Figurino: Kingdom Hearts
  • Melhor Direção da Década: Uncharted 2: Among Thieves
  • Melhor Gráfico da Década (técnico): Uncharted 2: Among Thieves
  • Inovação em Jogabilidade da Década: LittleBig Planet
  • Melhores Efeitos Sonoros da Década: Dead Space
  • Melhores Efeitos de Luz e Texturas da Década: BioShock
  • Inovação em Tecnologia de Games da Década: Nintendo Wii

Cyberdyne oferece exoesqueleto para ajudar na limpeza da usina de Fukushima

Devido ao grande peso das roupas antirradiação, o exoesqueleto HAL pode ajudar os trabalhadores a se protegerem sem cansar.


A empresa japonesa Cyberdyne acaba de anunciar que está colocando a disposição dos trabalhadores responsáveis pela limpeza dos destroços de Fukushima o seu exoesqueleto robótico, conhecido como HAL (Hybrid Assistive Limb ou Membro Híbrido de Assistência).
Como os trabalhadores nessa área enfrentam um ambiente completamente contaminado por radiação, são obrigados a utilizar uma vestimenta antirradiação feita de tungstênio, a qual pesa aproximadamente 60 Kgs.
Como o trabalho com tais roupas se tornaria inviável, pelo peso, os funcionários usam atualmente modelos mais leves de proteção, o que os impede de entrar a fundo no local onde ocorreu a explosão. Já com o uso do exoesqueleto, que foi especialmente aprimorado para essa situação, os trabalhadores não teriam problemas em utilizar a roupa.
O HAL da força a quem estiver vestindo-o por antecipar e suportar os movimentos que serão executados pelo corpo, usando sensores de monitoramento elétrico que interpreta os sinais enviados pelo cérebro até os músculos.
Ainda não ouve acordo entre os desenvolvedores da roupa e as empresas que atualmente trabalham em Fukushima. Talvez porque até então não foi reportado nenhum problema de saúde com os funcionários devido à radiação. Contudo, tal ideia mostra que o exoesqueleto pode, no futuro, ser útil em diversas outras situações.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O reino dos androides se aproxima!

Grupo empresarial responsável pela Foxconn assina pacto com uma cidade de Taiwan para o desenvolvimento e fabricação de robôs e equipamentos de automação.
 
(Fonte da imagem: 20th Century Fox)

Segundo o site Focus Taiwan, no último sábado (5 de novembro), o presidente do grupo Hon Hai Precision Industry (responsável pela Foxconn), Terry Gou, assinou uma carta em conjunto com o prefeito de Taichung (República da China), Jason Hu, explicitando o interesse do grupo empresarial em investir em robótica e automação inteligente.
De acordo com a publicação, a corporação tem interesse em fabricar robôs de forma colaborativa com o Taiwan Central Science Park – um parque industrial estabelecido pelo governo de Taiwan. Conforme o informativo, o presidente da República da China, Ma Ying-jeou, esteve presente no evento para demonstrar seu apreço pelo acordo e aumento de investimentos no país.
Além de assinar o pacto, Terry Gou presidiu uma cerimônia de inauguração para um centro de pesquisa em robótica e uma planta da Foxnum Technology (subsidiária do grupo com foco no desenvolvimento e produção de equipamentos para automação) em um parque de alta tecnologia de Taiwan.
O CEO da Foxconn comentou que seu desejo é construir um “reino da robótica inteligente” nos próximos anos. O projeto é ambicioso e deve mover cerca de US$ 4 bilhões e criar aproximadamente dois mil empregos em um período de três a cinco anos, acrescentou o executivo.

6 videos mostra que você não sabe nada sobre o Photoshop

Técnica conhecida como Speed Painting é surpreendente e produz resultados que são difíceis de acreditar.

Speed Painting (que pode ser traduzido como “pintura digital acelerada”) é um método de pintar uma ilustração feita de maneira rápida e gravada em vídeo. Para isso são usadas técnicas já desenvolvidas para criar a arte.
Com certeza essa técnica cria uma das formas mais impressionantes de vídeos. Ela comprime um processo inteiro de criação em um vídeo de poucos minutos, no qual podemos ver a imagem tomando forma desde o primeiro traço até o resultado final.
Apesar de não serem muito educacionais, tais vídeos são feitos especialmente para entreter as pessoas e para que o designer possa demonstrar seu trabalho. Através do vídeo podemos notar diferentes técnicas usadas por cada um dos artistas.
Abaixo demonstramos 6 vídeos que vão lhe convencer que você ainda não sabe nada de Photoshop e MS Paint. Aliás, um dos artistas famosos na arte é um brasileiro, chamado Ney Lisboa, e é dele o primeiro vídeo da série. Dê uma olhada nas imagens e se surpreenda com a forma que esses talentosos artistas produzem tais obras de arte.

Alicia Reis Speed Painting - by Ney Lisboa

Neste vídeo, o brasileiro Ney Lisboa consegue um resultado impressionante ao copiar uma foto a partir do zero. O trabalho foi todo feito em um tablet e levou 11 horas, de acordo com o criador.

Think You Know How to Use Photoshop?

Vídeo feito por um autor desconhecido mostra uma técnica diferente para aplicar a criação de uma imagem a partir de uma tela em branco, com a gravação no estilo Speed Painting. A imagem, principalmente nos detalhes do cabelo, fica perfeita no fim. Contudo, o fundo utilizado pode ser de gosto duvidoso.

Ronaldinho speed painting feito no MS Paint

Aqui o criador usa um aplicativo muito mais básico para fazer a imagem. Nada de Photoshop, mas sim o MS Paint. Claro que a qualidade final não é a mesma dos desenhos feitos no programa da Adobe, mas as limitações do Paint tornam o desenho muito mais complexo.

Megan Fox - Speed Painting by Nico Di Mattia

Nico Di Mattia é um dos artistas mais famosos na arte do Speed Paint que há na internet. Seu canal possui diversos trabalhos, sempre baseados em personalidades famosas.

Megan Fox - Transformers 2 - Digital Painting

Megan Fox parece ser uma musa dos artistas que trabalham com Speed Painting. Aqui a artista, usando do Adobe Photoshop, levou, segundo ela, 6 horas para completar o trabalho, também utilizando um tablet Wacom.

Speed Painting Photorealism

Por fim, mais um trabalho feito com o tablet Wacom, mas dessa vez o artista alega que levou apenas 3 horas e meia para completar o trabalho. Na descrição do vídeo, no YouTube, o artista explica aos usuários como ele faz o desenho e deixa claro que o seu único objetivo é o de praticar a técnica.

Internet Explorer 9 e iPad 2 estão entre os 100 melhores produtos de 2011

Página na internet divulgou lista com serviços e lançamentos mais eficientes do ano.
 
(Fonte da imagem: PcWorld)

O site PcWorld divulgou a lista com os 100 melhores produtos de 2011, entre aparelhos, softwares e serviços, como redes sociais. Apesar de andar em baixa entre alguns usuários, o Internet Explorer 9 foi considerado um dos destaques, em 19° lugar. O iPad 2, criticado por ter sido lançado pouco tempo após a versão anterior, figura na lista como melhor tablet, em sexto.
O dono da primeira posição é o serviço móvel LTE, da Horizon, que fornece conexão 4G e downloads em alta velocidade para 140 cidades dos Estados Unidos. A 50ª posição é da Series 5 de Chromebooks da Samsung, os notebooks que contam com o Chrome OS.
Entre os produtos, você encontra câmeras, notebooks, filmadoras, impressoras, smartphones, redes sociais e softwares. A análise foi feita com base na relevância, no desempenho e na originalidade de cada lançamento.

Windows 8 vai extrair o máximo do poder de processadores multi-core

Com muito mais controle para os usuários, sistema operacional deve melhorar o desempenho de computadores mais potentes
Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tom´s Hardware)

Computadores robustos vão ser beneficiados pelo Windows 8. O site Tom’s Hardware divulgou um novo recurso que será empregado no gerenciador de tarefas, facilitando o controle dos usuários que quiserem extrair o máximo do desempenho de seus processadores. No novo sistema operacional da Microsoft, cada núcleo da máquina poderá ser controlado independentemente.
Em servidores, isso pode representar mais dedicação dos computadores para determinadas tarefas. Hoje, o processo exige uma série de verificações de gráficos com pequenas dimensões, o que pode ser complicado para quem tem muitos núcleos a serem analisados. Na próxima versão do Windows, a exibição dos relatórios será feita de maneira muito mais simples.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tom´s Hardware)

Variando de branco até o azul-escuro, cada núcleo será representado por uma tonalidade. Núcleos ociosos vão poder ser ativados com apenas alguns cliques. Para facilitar ainda mais, o Windows 8 vai permitir também que, em vez de controlar os núcleos, os usuários selecionem os serviços e processos para escolher quais núcleos serão responsáveis por eles

Bill Gates investe 1 milhão de dólares em laser antimalária

Fundação do ex-CEO da Microsoft aplicou o dinheiro em um projeto que pode ajudar a combater a malária na África.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Um professor da Universidade de Colúmbia (Estados Unidos) criou um projeto para acabar com os mosquitos da malária. Trata-se de uma utilização para raios laser capaz de evitar que qualquer espécie de mosquito (em especial, o que transmite a malária) ultrapasse as barreiras. Szabolcs Márka, o responsável pelo projeto, ganhou um apoio bastante especial para seguir com as pesquisas.
Ninguém menos do que Bill Gates (ex-CEO da Microsoft e fundador da Gates Fundation) está apostando nas pesquisas. Ele investiu 1 milhão de dólares para que o sistema pudesse ser testado. Depois de alguns ajustes, o sistema de lasers de Márka conseguiu ótimos resultados, criando barreiras contra qualquer tipo de inseto.
A fundação de Bill e Melinda Gates (esposa do fundador da Microsoft) dedica boa parte de seus esforços para erradicar a malária na África, e esse tipo de tecnologia pode colaborar para que a população africana pare de sofrer com uma das doenças que ainda assolam o planeta Terra.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Digite "do a barrel roll" no Google e seja feliz


Ao digitar a frase "do a barrel roll" no sistema de buscas da companhia, tela exibe um efeito especial divertido.

 

(Fonte da imagem: Google)

Tornada famosa pelo jogo Starfox 64, a frase “Do a barrel roll” se tornou um dos memes mais conhecidos da internet. Agora, até mesmo a gigante das buscas Google se rendeu à brincadeira, mostrando um efeito especial aos usuários que a digitam em sua página principal (sem qualquer espécie de aspas ou palavra adicional).
Não é a primeira vez que a empresa mostra um efeito especial escondido caso se digite uma palavra específica no sistema de buscas. Ao escrever a palavra “tilt”, por exemplo, o site fica ligeiramente entortado, como se alguma espécie de erro tivesse acontecido, tal como acontecia em computadores e consoles de video game mais antigos.


Prepare-se: um asteroide gigante vai passar pela Terra na semana que vem


Corpo com cerca de 400 metros deve passar próximo à Terra e à Lua no próximo dia 8 de novembro.

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

No próximo dia 8, um asteroide vai passar bem perto da Terra. A NASA o chama de 2005 YU55 e ele está se aproximando com velocidade bastante grande. Na verdade, a agência espacial norte-americana afirma que a trajetória dele já é conhecida, por isso não há preocupações com possíveis colisões com a Terra ou com a Lua (que ficará ainda mais perto do bólido).
Com cerca de 400 metros, o asteroide 2005 YU55 não oferece riscos nem mesmo à gravitação. Ainda segundo a NASA, a última vez que um corpo desse tipo passou pela Terra foi em 1976 e não existe previsão para que outro surja antes de 2028. Para os astrônomos amadores de plantão, a agência afirma que somente quem tiver um telescópio com abertura de 6 polegadas poderá enxergá-lo. Horário em que ele vai estar mais visível: 8h28 da noite (horário de Brasília).

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/astronomia/14968-prepare-se-um-asteroide-gigante-vai-passar-pela-terra-na-semana-que-vem.htm#ixzz1clYWfozF

Novo tablet quad-core da Asus aterroriza em testes de desempenho


Transformer Prime foi melhor que a concorrência em quase todos os aspectos e obteve clock de 1,4 GHz.

 
(Fonte da imagem: Tech2)

Próximo tablet de alto desempenho a atingir o mercado, o Asus Eee Pad Transformer Prime já está preparando as armas contra a concorrência. Um teste de benchmark realizado pelo aplicativo AnTutu 2.4.2 indica superioridade do produto da Asus em relação aos aparelhos de outras empresas.
Na imagem divulgada, é possível notar que o Transformer Prime é superior em praticamente todos os quesitos analisados, que incluem memória RAM, gráficos em 2D e 3D e leitura e gravação de dados. Entre os candidatos desbancados estão smartphones, como o Galaxy Nexus e o Samsung Galaxy S II, além de tablets, como o Motorola Xoom.
Segundo o Tech2, o clock obtido pelo teste de desempenho foi de 1,4 GHz, o que comprova a eficiência do processador Tegra 3 Kal-El, da NVIDIA, que deve estrear em tablets no Asus Transformer Prime. Apesar de não ter data definida, o aparelho pode ser lançado ainda em novembro.