segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Versão de testes do Adobe Photoshop CS6 vazou na internet, confira as novidades

Nova interface, efeitos 3D e salvamento automático marcam as novas funções do editor de imagens.
 
(Fonte da imagem: AppleInsider)

O Adobe Photoshop CS6 nem tem data de lançamento marcada, mas uma versão prévia de testes, chamada de Superstition, já vazou na internet. As novidades no aplicativo parecem bem mais significativas do que o que ocorreu com o modelo anterior.
De acordo com AppleInsider, que teve acesso a uma dessas cópias, a mudança mais radical foi mesmo na interface do programa, que ganhou cores escuras (ao contrário do visual acinzentado das anteriores) e uma separação de ferramentas mais eficiente. O visual estaria cada vez mais parecido com o do Aperture, editor de imagens da Apple.
Mas o maior esforço foi mesmo o de providenciar ferramentas para trabalhar com a perspectiva de retratos e efeitos em 3D. A possibilidade não é nova (existe de forma básica desde o CS4), porém, várias ferramentas inéditas foram adicionadas, como “3D Text” e “Perspective Crop Tool”.


Mais efeitos em 3D estarão presentes no CS6. (Fonte da imagem: AppleInsider)

Além disso, foi adicionada uma função que pode salvar aqueles que perderam trabalhos inteiros por quedas de energia ou travamentos do PC: o “Autosave”, que grava automaticamente a imagem aberta a cada período de tempo determinado pelo usuário.
Há ainda o efeito que devolve a nitidez aos retratos desfocados, mas ele não foi encontrado nos testes, podendo fazer parte apenas de uma atualização ou versão posterior. Vale lembrar que a versão vazada ainda é preliminar, portanto alguns desses recursos podem ser modificados ou até eliminados no resultado final.

Robô poderá ser o oftalmologista do futuro

Em breve, as mãos trêmulas dos médicos podem não ser mais um problema durante uma cirurgia no olho.
 

Não é por menos que as operações médicas no campo da oftalmologia são as mais temidas, afinal, a ideia de se ter um doutor cutucando o seu globo ocular com uma agulha não é nada agradável. Pensando nisso, o estudante Thisjs Meenink, futuro PhD pela Universidade de Tecnologia da Holanda, projetou uma máquina que pode amenizar pelo menos parte desse medo.
Trata-se de um robô cirurgião operado remotamente pelo médico, que pode estar em outra sala ou em outra cidade. O sistema possui um par de módulos de controles, sendo um principal e outro secundário, que tem a função de filtrar os movimentos provocados pelas mãos possivelmente trêmulas do médico e deixar a operação muito mais precisa.
Dessa forma, um movimento errado que poderia desviar a ferramenta por um centímetro seria traduzido em apenas um milímetro pela máquina. Além disso, o robô faz a automatização de alguns procedimentos repetitivos, permitindo que a mesma perfuração milimétrica seja utilizada varias vezes, eliminando a necessidade de se furar o globo ocular repetidamente.
O estudante Thisj Meenink planeja lançar o robô de operações oftalmológicas como um produto comercial em breve, depois de apresentá-lo como tese de graduação ao doutorado nesse ano.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Smartphone flexível é o mais novo conceito da Nokia

Modelo foi apresentado à imprensa durante o Nokia World, evento da companhia em que várias novidades foram anunciadas.

A Nokia apresentou ao público nesta quarta-feira diversas novidades em smartphones. Entre elas, um dos destaques foi o Lumia 800, primeiro modelo da companhia com Windows Phone. Contudo, nem todos os produtos exibidos têm previsão de chegar ao público tão cedo.
Um dos modelos que se destacou, embora ainda em fase conceitual, é o The Kinect Labs Concept. Trata-se de um protótipo de smartphone com tela flexível e navegação que acompanha os movimentos físicos do usuário. O sistema utilizado pelo produto ainda mostra resquícios do Synaptics Fuse.
Sem dúvida, a proposta da empresa resulta em uma experiência muito mais envolvente para o usuário. Ao movimentar o smartphone, por exemplo, é possível ter a sensação de estar “dobrando” também as imagens exibidas na tela. O modelo não tem previsão de lançamento comercial.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conceito/14734-smartphone-flexivel-e-o-mais-novo-conceito-da-nokia.htm#ixzz1bufqv179

Preços de discos rígidos sobem 50% em uma semana



Inflação é reflexo de crise em fábricas tailandesas, afetadas por enchentes recentes.

 

Está pensando em comprar um novo HD? Talvez seja melhor aguardar mais um pouco. Uma inflação repentina elevou os preços de discos rígidos em alguns países do mundo em até 50% da semana passada para cá.
O motivo é uma série de enchentes que atingiram a Tailândia recentemente. O país asiático é responsável por produzir um quarto dos discos rígidos de todo o mundo, incluindo modelos que integram grandes lançamentos do mercado. A Western Digital, por exemplo, possui 60% de sua produção no local – e deve sofrer para retornar às atividades no ritmo normal.
Em locais como a Índia, a alta inflação no produto fez com que um mercado clandestino começasse a agir na região. Por enquanto, o Brasil ainda não registrou altas radicais.
Segundo o CRN, não foram confirmados danos materiais em estoques (que costumam ser curtos, de no máximo uma semana), mas a meta dos próximos quatro meses já não deve ser atingida: enquanto o planejado era colocar no mercado mais de 58 milhões de unidades, apenas cerca de 25 milhões devem ser produzidas. Ainda é necessário esperar que as fábricas sequem por completo para calcular os danos e aí sim retomar a produção.

Cientista tenta criar carne em laboratório a partir de células-tronco

A pecuária pode estar com os dias contados com o bife produzido artificialmente.

 

Seu próximo almoço pode sair direto de um laboratório. Ao menos essa é a ideia de Mark Post, um fisiologista da Universidade de Maastricht, na Holanda. Ele quer desenvolver um novo método de “fabricação” de carne a partir do uso de células-tronco, eliminando a necessidade da pecuária, um dos grandes inimigos da sustentabilidade.
Segundo a BBC, a ideia é utilizar um tipo de célula-tronco (as famosas unidades capazes de duplicação e especialização) para cultivar e desenvolver músculos de animais cuja carne seja largamente consumida no mundo.

Churrasco do futuro

O primeiro passo do projeto de Post é colher as chamadas células-satélite, que possuem a mesma estrutura das células-tronco, porém são encontradas especificamente em músculos e retiradas sem matar o animal.
Em seguida, essas unidades organizam-se em fibras, formando os músculos (e a carne) desejada. Para fazer a pequena massa crescer, o professor ainda estuda um método de “exercício”, para estimular as células e fazê-las atingir um tamanho comestível. E isso pode demorar: depois de algumas semanas, o alimento atinge alguns milímetros de largura e cerca de 2 centímetros de comprimento.
Para finalizar o experimento, uma descoberta tão grande não pode passar despercebida: Post já afirmou que vai convidar um chef famoso para cozinhar o primeiro hambúrguer artifical, além de uma celebridade para degustar a carne de laboratório.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Segundo biografia, Jobs disse que Bill Gates não tem imaginação

"Ele seria um cara mais aberto se tivesse tomado ácido alguma vez na vida..."
 
(Fonte da imagem: Apple)

Reuters. Por Soyoung Kim e Poornima Gupta - Steve Jobs chamou o rival de longa data Bill Gates, co-fundador da Microsoft, de "sem imaginação" e afirmou que ele não é uma pessoa ligada a produtos, de acordo com uma biografia do falecido líder da Apple lançada nesta segunda-feira.

"Bill é basicamente sem imaginação e nunca inventou nada, e é por isso que eu acho que ele está mais confortável agora fazendo filantropia do que trabalhando com tecnologia", disse Jobs ao autor Walter Isaacson. "Ele apenas roubou descaradamente ideias de outras pessoas".

"Ele seria um cara mais aberto se tivesse tomado ácido alguma vez na vida ou ido para um ashram (comunidade espiritual) quando era mais jovem", acrescentou Jobs. A biografia "Steve Jobs", de Walter Isaacson, chegou às livrarias nesta segunda-feira, mas foi liberada mais cedo que o esperado na loja online da Apple de livros, a iBooks, e no Kindle, da Amazon, na noite de domingo.

Gates, por sua vez, teve uma leve inveja do efeito hipnotizante de Jobs sobre as pessoas, mas classificou o ícone da tecnologia de "estranhamente falho como ser humano".

Mas Gates, apesar de suas diferenças com Jobs, gostava de suas frequentes visitas ao escritório da Apple em Cupertino, especialmente quando podia observar a interação de Jobs com seus funcionários, de acordo com a biografia. "Steve estava proclamando como o Mac iria mudar o mundo e sobrecarregando as pessoas de trabalho como um louco com tensões incríveis e complexas relações pessoais", disse Gates.

A biografia de Isaacson revela que Jobs demorou nove meses para aceitar uma cirurgia que poderia salvar sua vida, quando teve um primeiro câncer diagnosticado, que ele sofria bullying na escola, tentou diversas dietas excêntricas na adolescência e ocasionalmente exibia comportamento excêntrico, como encarar as pessoas fixamente sem piscar os olhos.

Morre o criador do termo "inteligência artificial"

John McCarthy morreu na Califórnia, aos 85 anos.
 
(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

John McCarthy era matemático e cientista, nascido em 1927 em Boston, e faleceu no último domingo, dia 23, na Califórnia. Ele foi o criador do termo “inteligência artificial” e um dos primeiros a trabalhar no desenvolvimento dessa tecnologia. Além disso, ele também foi o desenvolvedor da linguagem de programação LISP, voltada para o trabalho com inteligência artificial.
John McCarthy estudou em Princeton onde recebeu um Ph.D. em 1951. Ele trabalhou na Universidade de Stanford e no Massachuts Institute of Technology (MIT). Também conquistou o prêmio Turing em 1972, além da Medalha Nacional de Ciência em 1991.
Entre outras criações, ele foi o responsável por apresentar ideias sobre a interação da inteligência artificial com os humanos e contemplou o compartilhamento de tempo para computadores. Não houve maiores detalhes divulgados sobre a causa da morte de John McCarthy.

IBM emula parte do cérebro humano e quer alcançar 100% até 2019

O avanço está em 4,5%. Projeto já obteve sucesso com gatos e ratos.

Sabe aquele medo de deixar as máquinas tão inteligentes quanto os humanos, resultando em uma revolução que culminaria em futuros apocalípticos, como o de “O Exterminador do Futuro”? Por mais bizarro que pareça, chegou a hora de levar isso a sério.
Segundo a Scientific American, a IBM passa por grandes avanços na tentativa de simular o cérebro humano. O responsável por isso é o Blue Gene, um supercomputador que trabalha com 147.456 processadores funcionando paralelamente, cada um com configurações parecidas com os de um PC padrão.
Até agora, o Blue Gene foi capaz de simular 4,5% do cérebro humano, como os neurônios e as sinapses que ocorrem entre eles. A previsão é de que até 2019 o número chegue em 100%, tornando a máquina tão inteligente quanto seu usuário.
No estudo publicado com os resultados mais recentes, a empresa ainda afirma que já conseguiu, com sucesso, reproduzir com perfeição os cérebros de gatos, ratos e camundongos, que possuem uma estrutura cerebral bem mais simplificada que a nossa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cientistas criam portas lógicas a partir de bactérias e DNA

Nova tecnologia abre caminho para o desenvolvimento de computadores biológicos capazes de eliminar doenças cardíacas e células cancerígenas.

 

 
(Fonte da imagem: Imperial College London)

Pesquisadores do Imperial College de Londres demonstraram um novo método capaz de construir portas lógicas a partir de bactérias como a E. Coli aliadas a filamentos de DNA. Tais dispositivos são usados por computadores e microprocessadores para realizar o processamento de informações, abrindo caminho para o desenvolvimento de máquinas biológicas capazes de aumentar sua própria capacidade.
Embora a pesquisa ainda esteja em um estado inicial de desenvolvimento, o time de cientistas responsável pela descoberta vê grande potencial no método. As portas lógicas construídas a partir de bactérias podem servir como base para o desenvolvimento de computadores biológicos com dimensões microscópicas, que são injetados diretamente na corrente sanguínea de um humano.
Aliados a sensores especiais, tais aparelhos podem servir como um meio de detectar obstruções que podem resultar em problemas cardíacos no futuro. Da mesma forma, os dispositivos podem servir como uma forma de detectar e destruir células cancerígenas em formação, ou até mesmo como um método para neutralizar toxinas perigosas presentes no corpo de uma pessoa.

Etapa inicial de desenvolvimento


 

(Fonte da imagem: Imperial College London)

O time de pesquisadores afirma que a vantagem de suas portas lógicas biológicas em relação a tentativas anteriores é o fato de que elas se comportam de forma mais próxima às suas contrapartes eletrônicas. Os novos dispositivos também apresentam características modulares, o que significa que podem ser agrupados de formas diferentes, abrindo caminho para o desenvolvimento futuro de processadores biológicos extremamente complexos.
No próximo estágio da pesquisa, os cientistas vão tentar desenvolver circuitos complexos que incluem a presença de múltiplas portas lógicas. Um dos maiores desafios enfrentados pelo time é conseguir estabelecer comunicações entre diferentes portas biológicas de maneira semelhante ao que acontece com dispositivos eletrônicos, o que possibilita o processamento de uma quantidade maior de dados.

Gabarito ENEM 2011

Veja quais questões você acertou!

fonte(google)

Gabarito oficial ENEM 2011 fonte(google) 1° dia
PROVA AZUL
010203040506070809101112131415
EBEBCEAEDBDAACA
161718192021222324252627282930
CECDBBCACEDCDCB
313233343536373839404142434445
AEADADBBDDEAABA
464748495051525354555657585960
DCEACDBECBCAEBA
616263646566676869707172737475
CBEAECEDEDAABDB
767778798081828384858687888990
EDBBDDDCABCBDCA


PROVA AMARELA
010203040506070809101112131415
EBEECBDDABAAEAB
161718192021222324252627282930
CDECEDCACBBCCDA
313233343536373839404142434445
AEBDDADDBBAEACA
464748495051525354555657585960
ADCECDEBABCCEAA
616263646566676869707172737475
BCECAEDEABDAEDB
767778798081828384858687888990
BDDBEDCDACBBCAD



PROVA BRANCA
010203040506070809101112131415
EEBBECEADAABDCA
161718192021222324252627282930
CCEDCEDBBACCDEC
313233343536373839404142434445
BAADADBDDBAAEAB
464748495051525354555657585960
ACECDDCABECBECB
616263646566676869707172737475
BACAEEEDABDEDAD
767778798081828384858687888990
DBBEBDBCBADCADC


PROVA ROSA
010203040506070809101112131415
BEECEBABAADDEBA
161718192021222324252627282930
ECDCACEDCBBEBCD
313233343536373839404142434445
CAADBADDDBAEACA
464748495051525354555657585960
CECDDACBCAEBEBB
616263646566676869707172737475
ACEEDCAEBDAEDAD
767778798081828384858687888990
BEBBDDADCBCBACD


2° dia

*Para a questão 165, não existe alternativa viável segundo o Anglo Vestibulares
919293949596979899100101102103104105
EEDBDEDDDACDEBB
106107108109110111112113114115116117118119120
ECAACDABADBAECE
121122123124125126127128129130131132133134135
EADDCEBCBACBAEE
136137138139140141142143144145146147148149150
BAEEECCEEEBCBEC
151152153154155156157158159160161162163164165
EBADCBDBEADCDB*
166167168169170171172173174175176177178179180
CCCBADCAECCCCDD


Opção espanhol:
9192939495
BDDCA



PROVA AZUL (opção inglês):
*Para a questão 171, não existe alternativa viável segundo o Anglo Vestibulares
919293949596979899100101102103104105
EEDBDEDECDADDCA
106107108109110111112113114115116117118119120
ABBEDACBADECEEA
121122123124125126127128129130131132133134135
BDAEBCDCBABCEAE
136137138139140141142143144145146147148149150
EEBACBBCEEEECAB
151152153154155156157158159160161162163164165
DEECBCDBACBDEDA
166167168169170171172173174175176177178179180
DCCBC*CCECACCDD


Opção espanhol:
9192939495
DBDCA



PROVA CINZA (opção inglês):
*Para a questão 170, não existe alternativa viável segundo o Anglo Vestibulares
919293949596979899100101102103104105
EDEDBDEDCEDDAAA
106107108109110111112113114115116117118119120
CBEBBADDACCEEBA
121122123124125126127128129130131132133134135
EDCBADEACBBCEAE
136137138139140141142143144145146147148149150
ABEEEBCEEBCECBA
151152153154155156157158159160161162163164165
DECEDBBCDACBEDB
166167168169170171172173174175176177178179180
ADCC*CDDCCECACC


Opção espanhol:
9192939495
DDBAC



PROVA ROSA (opção inglês):
*Para a questão 169, não existe alternativa viável segundo o Anglo Vestibulares
919293949596979899100101102103104105
DEEDBDEADDDECBE
106107108109110111112113114115116117118119120
CAABCDADABECEBE
121122123124125126127128129130131132133134135
ACBDEDACBACBEEA
136137138139140141142143144145146147148149150
EEABBCECEBCEEEE
151152153154155156157158159160161162163164165
CDABDACBEDDBBCC
166167168169170171172173174175176177178179180
CAD*CBCCDDCCECA


Opção espanhol:
9192939495
DBDAC